O peeling de fenol foi muito utilizado no passado e agora, com o avanço da tecnologia, ele foi modificado, se tornando mais eficiente, menos agressivo e com resultados incríveis.
Continue lendo e entenda mais sobre esse procedimento que vem viralizando nas redes sociais.
Como é a ação do fenol na pele?
O ação do fenol acontece de 5 formas na pele:
1 – Remoção das camadas superficiais da pele
O fenol tem propriedades esfoliantes que permitem a remoção controlada das camadas externas da pele. Isso inclui células mortas, danificadas pelo sol, manchas e outras imperfeições.
2 – Estímulo à regeneração celular
Ao remover as camadas superficiais da pele, o fenol estimula a regeneração celular. Ele ativa processos de cicatrização e reparação, levando à formação de uma nova pele, mais saudável e rejuvenescida.
3 – Estímulo à produção de colágeno
O fenol também estimula a produção de colágeno na pele. O colágeno é uma proteína essencial para a estrutura e elasticidade da pele. Ao estimular a produção de colágeno, o fenol contribui para a melhora da firmeza e da textura da pele.
4 – Redução de manchas e pigmentação irregular
O fenol é eficaz na redução de manchas escuras, hiperpigmentação e outras alterações de pigmentação na pele. ele atua inibindo a produção excessiva de melanina, pigmento responsável pela cor da pele.
5 – Ação anti-inflamatória
O fenol possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para tratar condições como acne e vermelhidão.
Peeling de Fenol Light e Médio versus Peeling de Fenol Cirúrgico
Enquanto o peeling de fenol cirúrgico exige uma longa recuperação e aplicação feita somente em centro cirúrgico, o peeling de fenol light permite aplicação em consultório e possui um tempo de recuperação médio de 7 dias.
Além disso, ele pode ser feito em todo o rosto ou apenas em alguma região, como pálpebras ou ao redor dos lábios, ou seja: uma recuperação mais tranquila.
Para quem o Peeling de Fenol é indicado?
Indicado para pessoas de pele clara (fototipos de 1 a 3), que buscam maior firmeza e tônus na pele. No entanto, apesar do ideal ser agendar uma avaliação para diagnóstico, há 2 situações em que o peeling de fenol não é recomendado:
- Pele escura ou fototipo alto: o peeling de fenol pode causar riscos de hiperpigmentação ou despigmentação em pessoas com pele escura ou fototipo alto. Isso ocorre porque a produção de melanina pode ser afetada de forma imprevisível.
- Condições médicas pré existentes: Pessoas com as seguintes condições médicas podem não ser candidatas adequadas para o peeling de fenol: distúrbios de coagulação sanguínea; doenças cardiovasculares graves; doenças imunossupressoras; histórico de quelóide; herpes ativo na área a ser tratada; gravidez ou amamentação. Além disso, medicamentos como o Roacutan e certos tratamentos na pele devem também ser avaliados antes de realizar o fenol.
Qual a melhor época para realizar o procedimento?
Devido à necessidade de evitar o sol, as estações mais frias e chuvosas são os melhores períodos para realizar o peeling de fenol.
Com isso, fazer esses procedimentos no inverno, permite que você evite interromper atividades ao ar livre e eventos sociais típicos do verão!
Dicas para quem vai fazer o Peeling de Fenol
- Siga corretamente as indicações de cuidado passadas pelo médico dermatologista;
- Passe o protetor solar a cada 4 horas;
- Aumente a hidratação da pele;
- Evite remover a pele que está descamando.
Busque um profissional de confiança
Mesmo que o Peeling de Fenol Light ou o Médio sejam de menor complexidade do que o Peeling de Fenol Cirúrgico, o procedimento ainda é delicado e exige profissionalismo e atenção.
Por isso, escolha um médico de confiança para realizá-lo.
Entre em contato com a minha equipe e agende a sua consulta para avaliarmos o seu caso.